Em 1949, o criador de Terrier escocês e o ávido caçador Frantisik Horak, no que é agora a República Checa, cruzaram seus Scotties com Sealyham Terriers para criar o que se tornaria o Cesky (Terrier de xadrez) Terrier, um elegante terrier de caça com um pelo longo, suave e sedoso. Horak adorava as habilidades de caça de seus terrier escoceses e a personalidade do Sealyham Terrier, mas não o pelo branco de Sealyham.
Os cães que Horak cruzaram pela primeira vez, uma cadela de Terrier escocesa chamada Donka Lovuzdar, que era um cão de caça e um cão de show de conformação, e um Sealyham chamado Buganier Urquelle, que pertencia a uma matilha de caça de Sealyhams.
Ao selecionar os traços que ele queria (um cachorro que poderia caçar durante a semana e ser facilmente lavado e escovado para competir em conformação nos sábados e domingos), esse cruzamento produziu um cachorro com excelentes habilidades com um pelo macio e cinza. Ele projetou um corte de cabelo usando cortadeiras e tesouras que mostrariam o músculo de Cesky e dariam uma aparência esbelta.
Horak morreu em 1996, provavelmente antes que o reconhecimento do American Kennel Club fosse mesmo um brilho no olhar, mas ele viveu o tempo suficiente para ver a raça se dirigir para os Estados Unidos na década de 1980. O American Kennel Club reconheceu o Cesky Terrier em 2011.